Regresso ao Oceano

“O Pavilhão dos Oceanos, futuro Oceanário de Lisboa, é uma celebração do oceano, uma celebração da vida. É um convite permanente dirigido a pessoas de todo o mundo para visitarem lugares remotos, encontrarem animais diferentes e, num contexto de lazer e entretenimento, pensarem em desempenhar um papel no programa da Humanidade para o próximo século: a conservação da nossa tão frágil herança natural.

Nos aquários que realizámos em Boston, em Baltimore, em Osaka, em Chattanooga e em Génova, houve muitas ideias que evoluíram e que estamos atualmente a utilizar no Oceanário de Lisboa. Relativamente ao conteúdo da exposição, à conceção arquitetónica e ao funcionamento, todos estes aquários foram bem sucedidos e diferem uns dos outros. Há um terreno comum, apesar da diversidade claramente identificável.

Creio que inovámos em Lisboa ao introduzir um conceito que se adapta ao tema da Expo’98, «Os Oceanos, Um Património para o Futuro», e que, ao mesmo tempo, como Oceanário de Lisboa, será valido e eterno.

Ao dar início ao projeto do Oceanário de Lisboa, a visão da Parque EXPO 98, S.A. excede a realização da Expo’98. Pode ter nascido uma instituição capaz de desempenhar um papel significativo no entretenimento e diversão urbanos, em aquariologia, investigação e educação ambiental e na promoção da conservação e a gestão do nosso oceano e do nosso planeta, a que teríamos podido, acertadamente, chamar Oceano em vez de Terra.

Semelhante instituição, que exprime Portugal a todos os níveis e que está empenhada na realização da sua missão com distinção internacional, será a mais bela herança do planeamento visionário da Exposição Mundial de Lisboa.”

Peter Chermayeff in “Pavilhão dos Oceanos – Catálogo Oficial” (1998)

——————————————————
NOTA DA DIREÇÃO DA ACIPN

Eleito, pela terceira vez, o ‘Melhor Aquário do Mundo’ pelo Travelers’ Choice do TripAdvisor, constituindo-se já como uma referência internacional em equipamentos do género e destacando-se na nobre missão de promover o conhecimento do oceano e a sensibilização para a sua conservação, o Oceanário de Lisboa não pode deixar de ser, 20 anos após a sua construção, um motivo de orgulho para o seu projetista e para todos nós Portugueses. Parabéns Oceanário de Lisboa!

Facebook