Luís Vassalo Rosa (1935 – 2018)

Tomámos conhecimento esta tarde do falecimento do Arq.º Luís Vassalo Rosa, antigo Diretor dos Serviços de Planeamento e Gestão Urbanística da Parque EXPO S.A. e responsável pelo Plano de Urbanização, coordenação e gestão urbanística da Zona de Intervenção da EXPO’98. Vassalo Rosa foi o “pai” daquilo a que hoje chamamos Parque das Nações, uma designação que sempre lhe desagradou por remeter para a ideia de uma ilha e ser a negação do conceito que tentou imprimir ao planeamento.

Quando necessitámos dos seus pareceres técnicos demonstrou sempre uma enorme afabilidade e vontade de ajudar. Referiu-se à ACIPN como um “exemplo da organização dos seus moradores numa participação ativa para defesa da sua cidade” desejando-nos “uma permanente vitalidade no caminho da construção duma cidade melhor, mais criativa, mais solidária e com mais qualidade dos seus espaços públicos, das suas redes de infraestruturas, equipamentos e serviços, dos seus edifícios, dos seus cidadãos”. Foi um dos nossos convidados de honra para a Tertúlia Comemorativa dos 20 anos da Expo’98 realizada há pouco mais de duas semanas mas por motivos de saúde já não pôde estar presente.

Nesta hora de enorme tristeza, queremos endereçar os sentidos pêsames à família. Connosco ficará um sentimento de gratidão eterna ao homem que imaginou a Cidade Imaginada. Obrigado.

A Direção.

Facebook