Homenagem toponímica ao Prof. Mariano Gago

Por decisão da CML o topónimo do Largo Diogo Cão (junto ao Pavilhão do Conhecimento) foi alterado para Largo José Mariano Gago. A ACIPN subscreve e aplaude as homenagens ao Prof. Mariano Gago pelo papel ímpar que desempenhou em vida para o desenvolvimento do conhecimento, da ciência e tecnologia e da cultura científica no nosso país.

20161124_150515-3

No entanto, não podemos deixar de assinalar que esta homenagem toponímica abre um perigoso precedente na adulteração da toponímia caraterística do Parque das Nações, uma herança da Expo’98, onde se quis que os arruamentos tivessem nomes ligados aos Oceanos (o tema principal da exposição) e aos seus exploradores, com ênfase na epopeia marítima portuguesa mas, também, na literatura e na geografia. Além disso, Diogo Cão é uma personagem da História de Portugal cujas proezas e conquistas merecem igualmente todo o nosso respeito e admiração e que deixa assim de fazer parte da nossa toponímia.

20161123_113327

Perguntamos ainda… não poderia ter sido atribuído o nome do Prof. Mariano Gago à vulgarmente conhecida “rotunda da Sport TV”, logo ali ao lado, e que continua sem topónimo?

 

[UPDATE 28-11-2016]

Em resposta às nossas considerações, o Núcleo de Toponímia do Departamento de Património Cultural da CML justifica a alteração do topónimo do Largo Diogo Cão com a existência em Lisboa desde 1911 da Rua Diogo Cão, nas freguesias de Alcântara e Ajuda, esclarecendo que “quando a CML herdou a toponímia da Expo’98 apôs em todas as repetições «ao Parque das Nações» para não gerar equívocos de localização”. Acrescenta ainda que tendo sido o Prof. Mariano Gago o criador do Programa Ciência Viva, “não haveria melhor lugar para o homenagear do que o arruamento que dá morada única e exclusivamente ao Ciência Viva”. Por fim informa que brevemente será atribuído topónimo à vulgarmente conhecida Rotunda da Sport TV (ou Rotunda de Ulisses), “de acordo com as peculiaridades da toponímia do Parque das Nações”.

Facebook